Encontro dia 06 de Agosto de 2024
Hoje a condução do encontro foi do Marcus, pois seguimos no trabalho com os textos, mas agora com textos escritos por ele especialmente para esta turma.
Aquecimento: Conduzi um pequeno aquecimento para acordar o corpo e a sensibilidade cada um individualmente onde inseri elementos vocais para exploração.
- Vogais
- Consoantes
- Sons guturais
- Sons partindo da expiração
- Sons partindo da inspiração
- Integração do som com o movimento do corpo por meio da respiração.
Exercício 1: Um por um o Marcus pediu para que falassem o texto que neste caso era um texto teatral enquanto foi elencando as estratégias textuais de cada um. Em cada texto ele elaborava uma possibilidade de interpretação baseada nas características e técnicas utilizadas na escrita do texto. Por exemplo:
- Se o texto tem interlocutor ou não
- quantos interlocutores há?
- Se há uma narrativa linear
- Se há uma narrativa não linear
- Se o texto fala de um universo surrealista
- Se o texto fala de um ponto de vista simbólico
- Se o texto fala de um ponto de vista psicológico
- Qual a sonoridade que as sílabas utilizadas no texto provocam no ouvido? (Referência da fala do pai de Hamlet na cena em que ele conta que foi envenenado)
- Se o texto utiliza recursos de repetição
- Se o texto utiliza recursos de listagem
- Dentre muitas outras possibilidades....
O ponto central deste exercício era demonstrar que o texto já carrega em si alguns significados tanto na sua forma quanto em seu conteúdo. O ator deve levar esses significados em conta para a sua interpretação seja para reforçar as tendências do texto, seja para contrapô-las ou dialogar com elas de outras formas. O importante é ter consciência desses significados para poder jogar com eles.
Ao final do exercício propus que refizéssemos as performances textuais, mas com a provocação de que fossem feitas "para ganhar o Oscar" e não apenas como um exercício qualquer. Isso é o que eu chamo na minha dissertação de Disponibilidade, isto é, a capacidade sensível de performar com o máximo de entrega e intensidade de maneira a "ganhar aplausos", "seduzir a plateia", ou, em outras palavras fazer como um artista e não como um aluno.
Registros:
Parte 1:
https://youtu.be/u2kPeSFibQo
Parte 2:
https://youtu.be/4b-AgAUx2Oc
Parte 3:
https://youtu.be/BQRVbcAfFjk
Comentários
Postar um comentário