Encontro do dia 09 de Julho de 2024
Hoje o Marcus não pôde vir então aproveitamos para explorar a produção sonora com intrumentos musicais independentemente do seu acompanhamento e composição.
Pedi para que todos trouxessem instrumentos musicais.
Exercício 1: Experimentação sonora minimalista com os instrumentos. Em grupo criamos uma composição minimalista improvisada em que cada um inseria um elemento sonoro por vez.
Exercício 2: Fizemos a mesma experimentação em duplas colocando o sofá no centro para já estabelecer uma dinâmica de cena. Assim, aquela produção sonora se tornou também uma produção cênica ainda que pautada por uma dinâmica sonora: a de criar uma composição minimalista. Isso foi interessante enquanto metodologia, pois mesmo quando os atores não conseguiam realizar a composição de forma perfeita, o fato de ter um jogo claro a ser executado garantia um porto seguro para o improviso. Novas cenas surgiam, pois a relação entre os participantes estava clara.
Uma reflexão que me veio foi a de que o interesse na cena está relacionado intimamente com o interesse do intérprete em realizar a sua ação. Assim, quando temos um jogo que entretém o intérprete, também temos uma cena que entretém o espectador.
Outra reflexão foi com relação à integração da arte circênse. A Marcella, uma palhaça e circênse que participa dos experimentos, em determinada improvisação utilizando o bambolê e a maraca não conseguiu manter a musicalidade com esses dois instrumentos, pois havia uma dificuldade de operacionalizar tantos elementos com os braços, contudo, o seu "erro" levou à soluções absolutamente circênses para a cena, como a manipulação do bambolê utilizando o cabelo ou então com a barriga. Assim, vi o circo surgindo dentro da cena de maneira orgânica e integrada tanto ao som quanto ao movimento.
Registros:
Parte1:
https://youtu.be/EI__nuYuS2I
Parte 2:
https://youtu.be/Sg0ctkk3mvs
Parte 3:
https://youtu.be/7og3rBD_hBw
Parte 4:
https://youtu.be/pl5bVDC8iE4
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