Encontro dia 04 de Julho 2024

O tema da experimentação de hoje foi: Tempos.

Estou nos procurando aproximar o estudo do movimento com o estudo do som. Para tanto procuro estabelecer paralelos entre os parâmetros que regem o som e as sonoridades e os Parâmetros do Movimento. No encontro passado experimentamos com o Andamento que se provou um parâmetro fácil de traduzir de um campo artístico para o outro. A ligação da "dança" ou do movimento com o som é evidente para o andamento, pois estamos acostumados a dançar seguindo uma música. Uma música mais rápida comumente exige uma dança mais rápida e vice versa. 


Na nossa experimentação ainda rudimentar experimentamos a equivalência entre o andamento da produção sonora e da produção do movimento. Assim, Quando o Intérprete está num determinado andamento o som também está nesse mesmo andamento. Uma possibilidade de evolução desta exploração seria experimentar os opostos: movimento num andamento e o som em outro. São propostas ainda rudimentares, mas necessárias se o objetivo é desenvolver fundamentos que facilitem a integração dos campos artísticos.


Exercício 1: Na diagonal experimentamos diversos tempos diferentes para a execução de "fotos". Seguindo um compasso quaternário cuja unidade de tempo seria a semínima experimentamos as seguintes opções:


1 foto por compasso = 1 semibreve

2 fotos por compasso = 2 mínimas

4 fotos por compasso = 4 semínimas

8 fotos por compasso = 8 colcheias

Composição de fotos = 1 semínima seguida de duas colcheias repetidamente.


Esta última opção era para demonstrar aos participantes uma maneira de utilizar essa metodologia para composição de performances. Assim cada um compôs sua própria combinação de fotos em diferentes tempos. Um exemplo seria:


Nesta composição o ator realiza uma foto que dura 4 tempos seguido de 4 fotos, uma em cada tempo, depois dois compassos de 6 fotos sendo a alternadamente 1 de 1 tempo e 2 de 1/2 tempo cada uma.¹

Munidos de sua composição individual cada um realizava sua performance de fotos. Pedi para que inserissem uma Tônica Muscular específica que neste caso seria a atitude do caratê. Depois mudamos para a Tônica do "Delicado", todos os tipos de delicado. E, por fim juntamos os dois num exercício em dupla.


Exercício 2: Utilizando o princípio trabalhado acima fizemos improvisações livres nas quais surgiram diferentes aplicações desse princípio. 


Ainda há muito a ser explorado com relação aos tempos, mas me parece um bom caminho de integração da sonoridade com o movimento.


¹ Observamos que este caminho segue os passos de Rudolf Laban em sua proposta de notação para o movimento em seu Domínio do Movimento.


Registro:

parte 1:

https://youtu.be/LiRyVGLtrY0


Parte 2:

https://youtu.be/IyNpHHJhegQ


Parte 3:

https://youtu.be/dM7RhTU_zd0


Parte 4:

https://youtu.be/3udF1nHm11o

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Encontro do dia 03 de Setembro de 2024

Encontro 04 de Abril de 2024